Equipe

Compõem a equipe pesquisadores sob orientação da prof. Dra. Albertina Mitjáns Martínez, bem como professores e pesquisadores colaboradores que já concluíram suas pesquisas ou participam das atividades do grupo por afinidade aos temas desenvolvidos.

Luciana de Oliveira Campolina

Atualmente é professora de Psicologia no Centro Universitário de Brasília - UniCEUB. Possui doutorado em Educação pela universidade de Brasília - UnB, com período de doutorado sanduíche na Faculdade de Psicologia da Universidade de Buenos Aires. Realiza pesquisas sobre a inovação educacional, desenvolvimento humano e subjetividade. Possui mestrado em Psicologia na área de Desenvolvimento humano em Contexto Sociocultural (2007) pela UnB e graduação em Psicologia (2000) por essa mesma universidade. Tem experiência na área de Psicologia e Educação, com ênfase em Psicologia Escolar e do desenvolvimento. 

Link para o lattes: 

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769590Y5

 

Projeto(s) de pesquisa em que trabalha atualmente: 

1. O TDAH e as produções subjetivas da criança: problematizando o diagnóstico com pais e professores

2. O Que Pensam os Estudantes Universitários sobre a Aprendizagem? Um Estudo das Estratégias de Ensino Inovadoras 

Maristela Rossato

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília. Atua nas áreas de Psicologia da Aprendizagem, Psicologia do Desenvolvimento e Educação a Distância, envolvendo os seguintes temas: dificuldades de aprendizagem escolar, subjetividade, impactos das tecnologias no desenvolvimento humano, formação de professores, ensino e aprendizagem a distância. É membro do grupo de pesquisa Aprendizagem,escolarização e desenvolvimento humano, pertencente ao Diretório de Grupos da Plataforma Lattes.  Atualmente é professora adjunta da Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento; Membro do Programa de Pós Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano.

Link para o lattes: 

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779748Y7 

Projeto(s) de pesquisa em que trabalha atualmente: 

1. A formação do professor como processo de desenvolvimento da subjetividade: desafios e contribuições da Psicologia 

2. O desenvolvimento da subjetividade nos processos de ensino e aprendizagem escolar

Tatiana Santos Arruda

Doutora em Educação (2014) - Universidade de Brasília/UnB, com Mestrado em Educação (2007) - UnB e com graduação em Pedagogia (2003) - UnB. Atualmente é coordenadora intermediária da educação na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e Diretora de Ensino da Faculdade LS. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, ensino fundamental anos iniciais, educação superior, currículo, criatividade no trabalho pedagógico e organização do trabalho pedagógico.

Link para o lattes: 

http://lattes.cnpq.br/7767394362069155

Projeto(s) de pesquisa em que trabalha atualmente: 

Criatividade no trabalho pedagógico do professor

Carolina Torres Oliveira

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília (2006), pós-graduação Lato Sensu em Orientação Educacional no Ensino Especial e Gestão e Docência no Ensino Superior (2009), Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2010). Atualmente, cursa o Doutorado em Educação na Universidade de Brasília, linha de pesquisa Escola, Aprendizagem, Ação Pedagógica e Subjetividade na Educação, eixo de interesse Criatividade e Inovação na perspectiva histórico-cultural sob orientação da Profª Drª Albertina Mitjáns Martínez. Desde 2012 é servidora docente em regime de dedicação exclusiva no Instituto Federal de Brasília (IFB).

Link para o lattes: 

http://lattes.cnpq.br/5506343924922411

Projeto(s) de pesquisa em que trabalha atualmente: 

Subjetividade Social da sala de aula e emergência da criatividade na aprendizagem 

Glaucia Melasso Garcia de Carvalho

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília (1986) e mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (1991). Atua como docente na educação básica e superior de a década de 1980. Atualmente é funcionária pública federal (SIAPE 1122816)no cargo de docente efetiva - área pedagogia - dedicação exclusiva - junto ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília - lotada no Campus Brasília. Cursa Doutorado em Educação na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, com ingresso no primeiro semestre de 2014, tendo a totalidade de créditos em disciplinas cursados com aprovação e projeto de doutorado qualificado em abril de 2016. O foco de estudos para tese de doutoramento é na área da inovação, gestão e subjetividade social e a orientadora é a Professora Dra. Albertina Mitjáns Martinez.

Link para o lattes: 

http://lattes.cnpq.br/9416738405177279

Projeto(s) de pesquisa em que trabalha atualmente: 

A Gestão Educativa na Constituição da Subjetividade Social em Escola Inovadora

Maria Mônica Pinheiro-Cavalcanti

Doutoranda pela FE-UnB focalizando o tema Criatividade, imaginação e inovação na perspectiva histórico-cultural da subjetividade, com tese intitulada O desenvolvimento da criatividade no campo profissional. É Mestre em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (IP-UnB, 2009) com ênfase no tema criatividade, Especialista em Psicopedagogia Institucional (UGF, 2007), Graduada em Pedagogia e habilitada em Orientação Educacional (UnB, 1986). Desde 2009,atua na Carreira de Magistério Público da SEDF, tendo sido Coordenadora Pedagógica de Nível Central das modalidades:Educação Especial, Educação Técnica Profissional de Nível Médio e Escolas de Natureza Especial.

Link para o lattes: 

http://lattes.cnpq.br/2109869781608065

Projeto(s) de pesquisa em que trabalha atualmente: 

O desenvolvimento da criatividade no campo profissional

Mariana Oliveira dos Santos

Doutoranda em Educação pela Universidade de Brasília - UNB, possui graduação em Psicologia pelo UniCEUB e especialização em Gerenciamento de Projetos. É diretora do Quiron Instituto de Desenvolvimento Humano, onde realiza consultoria em Educação Corporativa e Gestão de Pessoas. Também é psicóloga organizacional do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - CONFEA. Atualmente desenvolve estudos e pesquisas sobre a educação e aprendizagem criativa no contexto das organizações e do trabalho a partir da Subjetividade na perspectiva cultural-histórica.

Link para o lattes: 

http://lattes.cnpq.br/2880548859441091

Projeto(s) de pesquisa em que trabalha atualmente: 

Aprendizagem Criativa e Subjetividade nas Organizações: Avançando por uma perspectiva Cultural-Histórica

Valdívia de Lima Pires Egler

Professora de educação infantil e anos iniciais da Secretaria de Educação do Distrito Federal desde 1991. No  presente, atua como formadora de professores para a educação infantil na Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação - EAPE. Graduada em Comunicação Social - Uniceub; Licenciatura - UnB; especialista em Coordenação Pedagógica - UnB e Mestre em Educação - UnB.

Link para o lattes: 

http://lattes.cnpq.br/3233854157914003

Projeto(s) de pesquisa em que trabalha atualmente: 

O espaço da formação continuada de professores  no desenvolvimento da criatividade na prática pedagógica.

Victor Lino Bernardes

Graduou-se em pedagogia pela Universidade de Brasília (UnB) em 2013.Concluiu o mestrado na área de na área de Escola, Aprendizagem, Ação Pedagógica e Subjetividade na Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UnB em 2016. Integra o Grupo Lente Aberta que realiza oficinas em escolas com o objetivo de desenvolvimento da consciência corporal, artística e cidadã.  No momento atua como professor do curso de pedagogia da Faculdade Fortium. Suas áreas de interesse são: Educação Popular, Teorias do Currículo, Educação Decolonial, Multiculturalismo, Ecologia de Saberes, Epistemologias Alternativas,Corporeidade, Subjetividade, Criatividade, Didática e Pedagogias Dialógicas.

Link para o lattes: 

http://lattes.cnpq.br/1911878767248676

Virginia Silva

Graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília (UnB - Brasil). Especialista em Administração Escolar e Educação Especial. Mestrado em Educação pelo Programa de Educação da Universidade de Brasília (UnB - Brasil). Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF - Brasília - Brasil) com experiência de atuação na Educação Infantil, Ensino Fundamental 1º ao 5º ano e na Formação de professores. Pesquisadora com interesse na área de Educação Especial e ensino, com foco na subjetividade em uma perspectiva cultural-histórica.

Link para o lattes: 

http://lattes.cnpq.br/9488003400451530

Claris Tereza Tondello

Formada em Pedagogia com habilitação em Orientação e Gestão escolar pela Universidade Católica de Brasília - UCB (2005), com Especialização em Ensino Religioso pela Universidade Católica de Brasília - UCB (2007). Especialização em História do Cristianismo Antigo pelo Universidade de Brasília - UnB (2009), Especialização em Neuropedagogia e Psicanálise /Educação Especial Inclusiva pela Faculdade de Tecnologia de Palmas -  FTP (2011). Com mais de 18 anos de experiência na prática docente e gestão escolar.

Link para o lattes: 

http://lattes.cnpq.br/3836676725809099

Luciana Soares Muniz

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília – UnB (2015), desenvolvendo pesquisa com o tema “A expressão da criatividade na aprendizagem da leitura e da escrita e suas inter-relações com o desenvolvimento da subjetividade”. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU (2003) e Mestre em Educação pela mesma instituição (2006). Desde 2005 é Professora no Colégio de Aplicação - Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia, atuando na Área de Alfabetização Inicial, com os anos iniciais do Ensino Fundamental. Suas principais pesquisas e publicações se referem às áreas da aprendizagem, criatividade, subjetividade, cotidiano escolar, leitura e escrita. Projeto(s) de pesquisa em que trabalha atualmente: 1) Avaliação de uma experiência didática com foco na emergência da criatividade na aprendizagem da leitura e da escrita e no desenvolvimento da subjetividade – parceria entre Cap Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia e Universidade de Brasília; 2) Trabalho pedagógico e a expressão da criatividade na aprendizagem da leitura e da escrita – parceria entre Cap Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia e Universidade de Brasília; 3) Emergência/produção da subjetividade na fase inicial de vida do bebê e acompanhamento do desenvolvimento da subjetividade no bebê e na criança em seus anos iniciais de vida – parceria entre Cap Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia e Universidade de Brasília.

Link para o lattes: 

http://lattes.cnpq.br/9675222030464718