Colaboradores

Compõem a equipe de colaboradores pesquisadores formados sob orientação da prof. Dra. Albertina Mitjáns Martínez, bem como professores e outros pesquisadores com afinidade aos temas desenvolvidos.

Carolina Torres Oliveira

Titulação acadêmica: Graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília (2006), pós-graduação Lato Sensu em Orientação Educacional no Ensino Especial e Gestão e Docência no Ensino Superior (2009). Sob orientação da Profª Drª Albertina Mitjáns Martínez cursou o Mestrado em Educação (2010) e o Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (2018).

Ocupação e vinculação institucional: Servidora docente do Instituto Federal de Brasília (IFB), desde 2012. Atualmente, atua no Campus Ceilândia e leciona componentes curriculares do núcleo comum da Licenciatura em Letras-Espanhol. 

Temas de pesquisa: Criatividade na aprendizagem de estudantes do ensino superior: articulações dos aspectos subjetivos e operacionais; Subjetividade social da sala de aula; Subjetividade, aprendizagem e desenvolvimento atípico.

E-mail:  carol.profa@gmail.com ou carolina.oliveira@ifb.edu.br

Link currículo Lattes:: http://lattes.cnpq.br/5506343924922411

Claris Tereza Tondello

Titulação acadêmica: Pedagogia com habilitação em gestão e orientação educacional. Especializações em: Ensino Religioso, História do Cristianismo Antigo, Neuropsicopedagogia (Educação Inclusiva), Análise Junguiana e Base Nacional Comum Curricular.

Ocupação e vinculação institucional: Coordenadora – Rede Claretiano de Ensino.

Temas de pesquisa: Subjetividade e escolhas

E-mail: profclaris@gmail.com

Link currículo Latteshttp://lattes.cnpq.br/3836676725809099

Glaucia Melasso Garcia de Carvalho

Titulação acadêmica: Graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília (1986) e mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (1991). Doutorado em Educação, na área de pesquisa de inovação, subjetividade social e gestão educacional, concluído em 2018 sob orientação da Profa. Dra. Albertina Mitjáns Martínez.

Ocupação e vinculação institucional: Docente na educação básica e superior desde a década de 1980. Atualmente é funcionária pública federal no cargo de docente efetiva - área pedagogia - dedicação exclusiva - junto ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília - lotada no Campus Brasília.

Temas de pesquisa: inovação, gestão escolar e educacional, subjetividade social da escola

Link currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9416738405177279 

Luciana de Oliveira Campolina
lucianacampo.jpg

Titulação acadêmica: Graduação em Psicologia (IP-UnB), Mestrado em Psicologia na área de Desenvolvimento humano em Contexto Sociocultural (IP-UnB), Doutorado em Educação (FE-UnB).

Ocupação e vínculo institucional: Professora de Magistério Superior do Curso de Psicologia do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).

Temas de pesquisa: Educação e processos de escolarização, Aprendizagem e desenvolvimento a partir da Teoria cultural-histórica da subjetividade, formação em Psicologia, Criatividade e Inovação. 

E-mail: campolina.luciana@gmail.com

Link currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9966317534784147

Luciana Soares Muniz
lucianamuniz.jpg

Titulação acadêmica: Graduação em Pedagogia (2003) e Mestrado em Educação (2006), ambos pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília - UnB (2015).

Ocupação e vínculo institucional: Professora alfabetizadora dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia – Eseba/UFU – Colégio de Aplicação.

Temas de pesquisa: Aprendizagem criativa da leitura e da escrita e suas inter-relações com o desenvolvimento da subjetividade

E-mail: luciana.muniz@ufu.br

Currículo Latteshttp://lattes.cnpq.br/9675222030464718

Sites: www.lucianamuniz.com.br e www.diariodeideias.com.br

Maria Mônica Pinheiro-Cavalcanti
FOTO SITE AMM - Mônica (1).JPG

Titulação acadêmica: Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (2018), Mestre em Psicologia - Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pela Universidade de Brasília (2009), Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília (1986) com Habilitação em Orientação Educacional e Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Gama Filho (2008),

Ocupação e vinculação institucional: Desde 2009 atua na gestão pedagógica central da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal das modalidades de educação especial, educação profissional e escolas de natureza especial. Atualmente é Professora Formadora de Oficinas Pedagógicas na Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação - EAPE/SEDF vinculada à Coordenação Regional do Plano Piloto/SEDF.

Temas de pesquisa: Desenvolvimento da criatividade; Criatividade profissional; Criatividade na perspectiva de processos de desenvolvimento humano; criatividade na perspectiva da subjetividade.

E-mail:​ mmonicapinheiro@gmail.com

Link currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2109869781608065

Mariana Oliveira dos Santos

Titulação acadêmica: Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília - UniCEUB, especialização em Gerenciamento de Projetos e doutorado em Educação pela Universidade de Brasília - UnB

Ocupação e vínculo institucional: Psicóloga Organizacional no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - CONFEA; Professora de pós-graduação na Unieuro 

Temas de pesquisa: Subjetividade Social e Aprendizagem na Educação Empresarial

E-mail: mari.oliveirasantos@gmail.com

Link currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2880548859441091

Maristela Rossato

Titulação acadêmica: Graduada em Pedagogia, Especialista em Psicopedagogia Institucional e Especialista em Deficiência Intelectual, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (2009).

Ocupação e vínculo institucional: Professora adjunta da Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia. Membro do Programa de Pós Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar. É líder do grupo de pesquisa Desenvolvimento subjetivo em contexto de ensino e aprendizagem escolar" e vice líder do grupo "Aprendizagem,escolarização e desenvolvimento humano", pertencentes ao Diretório de Grupos da Plataforma Lattes. É coordenadora do GT-ANPEPP Subjetividade, Aprendizagem e Ensino.

Temas de pesquisa: desenvolvimento subjetivo, dificuldades de aprendizagem escolar e formação de professores

E-mail: maristelarossato@gmail.com 

Link currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1176973969163606

Pilar de Almeida
pilar.jpg

Titulação acadêmica: Graduação em Relações Internacionais, pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade de Brasília. Mestrado em Ciência da Informação, pelo Instituto de Ciência da Informação, Universidade de Brasília. Doutorado em Educação, pela Faculdade de Educação, Universidade de Brasília.

Ocupação e vínculo institucional: Assessora para Projetos Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP.

Temas de Pesquisa: Aprendizagem criativa, subjetividade, educação não formal, subjetividade social e processos de cooperação

E-mail: pilar.almeida@rnp.br

Link currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1151056981814600

Tatiana Santos Arruda

Titulação acadêmica: mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília - UnB

Ocupação e vínculo institucional: Professora formadora da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação- Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Temas de pesquisa: Criatividade no trabalho pedagógico e educação infantil.

E-mail: arruda.tatiana@gmail.com

Link currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7767394362069155

Valdívia de Lima Pires Egler
valdivia.jpg

Titulação acadêmica: Bacharel em Comunicação Social (1992) com licenciatura plena para professores das matérias de formação especial do currículo de 2º grau pela Universidade de Brasília (1995). Especialização em coordenação pedagógica com ênfase no ensino médio pelo CEAD/ Universidade de Brasília (2010). Mestrado em Educação (2013) e Doutoranda em Educação, pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

Ocupação e vínculo institucional: Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal desde 1991. 

Tema da Tese de Doutorado: Aprendizagem de professores na ação pedagógica.

E-mail: eglerval@gmail.com

Link currículo Lattes: http:lattes.cnpq.br/3233854157914003

Victor Lino Bernardes

Titulação acadêmica: Graduação em pedagogia pela Universidade de Brasília (UnB) em 2013. Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UnB (2016). 

Ocupação e vínculo institucional: Atuou como professor do curso de pedagogia da Faculdade Fortium. 

Tema de Tese de Doutorado: O Corpo que sou: processos de subjetivação do corpo e seus desdobramentos na subjetividade.  

E-mail: victorlino.bernardes@gmail.com

Link currículo Latteshttp://lattes.cnpq.br/1911878767248676

Virginia Silva

Titulação acadêmica: Licenciada em Pedagogia, Universidade de Brasília, 1999. Especialista em Administração Escolar, Universidade Salgado de Oliveira, 2007. Especialista em Educação Especial, Universidade Católica Dom Bosco, 2013. Mestre em Educação, Universidade de Brasília, 2015.

Ocupação e vinculação institucional: Professora na Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação - EAPE,  Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEE - DF).

Temas de pesquisa: Educação Especial, Subjetividade, Autismo, Aprendizagem, Sistema Didático Integral

E-mail: silva.virginia.prof.4@gmail.com

Link currículo Latteshttp://lattes.cnpq.br/9488003400451530